CARISMAS

17GCA4XK59YCAWTWT4NCAXLQDN3CAU4744YCAT863J1CA2S2E4JCACZPEUDCAXTTM7CCANDCLZ9CAMJ4LFDCAEE9B2NCAO89RYGCA8AYJY1CA2Z138XCAH1MUD9CAJPUOPTCAAM1KU1CAZMX4YM

 

Além dos sete dons, o Espírito Santo, dá outros dons espirituais chamados de carismas. São dados gratuitamente pelo Espírito Santo.

Os carismas não são dados apenas para crescimento individual do indivíduo, mas para crescimento da comunidade. Assim, há o dom de ensinar, o dom do ministério, o dom da exortação, o dom de presidir etc.

Todos esses dons devem ser manifestados com simplicidade e humildade. (1Cor 12, 4-11)

Sempre que o Espírito Santo concede um carisma a uma pessoa, Ele visa um fim: O de edificar a Igreja de modo, que todos que a ela se congregue possam usufruir desse carisma.

Lembremo-nos de um recado de São Paulo:
“Dai de graça o que de graça recebestes.”

Todo dom não é mérito da pessoa, mas do Espírito Santo. Todo dom deve ser colocado a serviço da comunidade. Toda pessoa recebe do Espírito Santo algum dom.

Qual é o seu dom?

Os frutos do Espírito Santo (Mt 21, 17-20 / Jo 15, 1)
Assim como a figueira e como a videira, o crismando deve produzir frutos e bons frutos, pois como diz Jesus em Mt 7, 20 “pelos seus frutos o conhecereis”, o crismando deve fazer as boas obras ,com o Espírito de Deus, e não com segundas intenções. Portanto, não somente as nossas obras devem ser BOAS, mas também as nossas intenções.

Assim como o Adubo colocado aos pés de uma árvore o faz (ou não) produzir frutos, a graça de Deus derramada nos corações dos crismandos, faz produzir bons frutos. Porém, é necessário que o crismando se predisponha a receber este adubo, que é a graça de Deus, porque depende unicamente do homem, já que a graça de Deus é dada gratuitamente àquele que pedir e fizer por merecer.

Quais são os frutos do Espírito Santo?
Para falar dos frutos do Espírito Santo é preciso antes falar dos frutos da carne. São eles:
Fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdia, partidos, invejas, bebedeiras, orgias etc.

A estes antepõem os frutos do Espírito Santo, que são:
Caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, concórdia, fidelidade, brandura, temperança, pureza, amizade, unidade etc.

Fonte: Catequisar

Postado por Elke lichtnow

Deixe um comentário

Arquivado em 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s